10 DICAS PARA GESTÃO DA CARREIRA EM PERÍODO DE DESAFIOS.
Nestes momentos, calibrar a empregabilidade é essencial -15 de setembro, 2015

Em nossa visão, não existe sorte nem azar: o que existe, sempre, é um bom ou um mau posicionamento. Até para ganhar a Mega Sena o posicionamento é essencial, pois as pessoas precisam, no mínimo, jogar. O espaço para o caso fortuito é bastante pequeno.

Na carreira isto também é verdade, não importa a temperatura ou os humores do mercado. Aliás, quanto mais adversas as condições, maior deverá ser a atenção para se estar no lugar certo, na hora certa e com as qualificações certas.

O ano de 2015 é um desses que segue marcado por incertezas. Em 2014 tivemos um carnaval tardio, a Copa, as eleições, a seca, a queda nos preços de commodities, o início do Petrolão, a deterioração das contas públicas, a inflação no teto e preços represados. Foi também o ano em que bolhas de consumo estouraram e o consumidor parou para tomar fôlego, apesar de incentivos fiscais, crediários longos e emprego quase na plenitude. Foi um período em que o País não cresceu.

Sobre esse cenário apoiou-se 2015, com agravantes. Estamos entrando na terceira fase da Operação Lava Jato - possivelmente a sua pior, a dos políticos -, em recessão econômica técnica, com a classificação da dívida rebaixada, aumento dos juros, retorno da inflação, disparada do dólar, necessidade de medidas fortes para reequilibrar as contas públicas, cortes em investimentos, população nas ruas, greves de diversas categorias, intransigência política, etc.. Um conjunto de circunstâncias do mesmo grau de gravidade dos piores já enfrentados pelo País. E as projeções do mercado apontam para crescimento negativo neste e no próximo ano.

Este cenário exige um posicionamento adequado dos profissionais para o seu enfrentamento. Não há uma receita infalível para isto – quem dera! -, mas algumas dicas podem ser úteis.

1. Evitar ficar disponível nesta fase, se possível. Se já estiver disponível, dedicar-se com afinco à campanha de recolocação, principalmente com o uso intensivo da rede de relacionamentos.

2. Manter-se produtivo, eficaz e criativo, procurando ser visto como alguém contributivo, comprometido e com quem a empresa pode contar.

3. Manter o ânimo elevado e alta positividade, servindo de exemplo e de alento para os demais, nunca se curvando perante as dificuldades.

4. Utilizar janelas de comunicação para fora da empresa, conversar com clientes, fornecedores e formadores de opinião, transmitir serenidade e objetividade, procurar formar parcerias para reduzir custos ou aumentar a eficiência, trazer informações úteis do campo.

5. Manter-se bem informado sobre o que acontece no mercado e na conjuntura em geral; ler noticiosos, livros, artigos e matérias na internet; ouvir ao noticiário, ir a conferências e debates.

6. Estar atento para todas as formas inteligentes e significativas de reduzir custos e evitar desperdícios; envolver a equipe nesta empreitada; evitar afetar o clima organizacional com economias irrisórias que mexem mais com o estado de espírito do que com o caixa.

7. Procurar identificar os custos e motivos da não-qualidade, buscando reduzir problemas advindos dos fornecedores, do processo produtivo, da logística, do cliente e de devoluções do campo.

8. Estar atento a nichos não atendidos, a oportunidades geradas pelo mau atendimento ou erro de algum concorrente; buscar diferenciais para o produto com um mínimo de custo ou esforço; não perder nenhuma oportunidade de vender mais.

9. Aprimorar-se pessoalmente, fazer cursos, iniciar uma pós graduação, aperfeiçoar ou iniciar o aprendizado de mais um idioma.

10. Exercitar-se, manter o contato com a natureza, sair, ir ao cinema e teatro, passear no final da semana, divertir-se. Curtir a família e os relacionamentos. Recarregar-se, cuidar da saúde do corpo e da mente. E cuidar também do espírito, para aqueles que têm a graça da Fé.

Atitudes como estas são positivas e produtivas, nos posicionam como parte da solução e nos fazem pessoas mais agradáveis de se conviver.

 

Um abraço a todos,

Paulo Murayama Rose Maciel

 

 

Qualidade, Inteligência e Experiência
Nossos compromissos com você