O CV EFICAZ
Sempre é bom falar sobre este assunto.

O bom CV equilibra as qualificações com os objetivos. É uma pirâmide que, no topo, tem o objetivo profissional e, na base, as qualificações e realizações que o sustentam.

As qualificações são compostas pela formação acadêmica, cursos de especialização, congressos e feiras frequentados, as viagens a trabalho ou mesmo a lazer, o domínio de idiomas e outras experiências de vida, como intercâmbios e trabalho voluntário. O CV deve retratar uma busca de aprendizado e de melhoria contínuas, o único meio de alguém tentar acompanhar as intensas transformações do mundo atual. Ninguém pode parar de aprender, nunca.

As experiências se concentram nas realizações profissionais, pois são elas que fazem a diferença entre uma pessoa e outra. Como dizia Dom Quixote a Sancho Pança, numa frase que formaria a base da Teoria do Valor, "Um homem não vale mais do que o outro se não faz mais do que o outro." As realizações passadas mostram o potencial de realizações futuras.

Não é preciso haver uma preocupação excessiva com o tamanho do CV, se de duas, três ou quatro páginas. Se o leitor estiver procurando alguém com aquelas qualificações, ele lerá tudo com atenção; caso contrário ele não lerá nada, por mais curto que seja o material.

O CV forte é, enfim, aquele em que o objetivo e as realizações têm forte ligação e coerência. Deve ser escrito com a autoestima elevada, em que o profissional mostra o seu orgulho e alegria com tudo o que fez e com que aprendeu. Deve ser agradável de ser lido.


 

Um abraço a todos,

Paulo Murayama Rose Maciel

 

 

Qualidade, Inteligência e Experiência
Nossos compromissos com você