ALGUMAS DICAS PARA MUDAR OU RETOMAR A CARREIRA
Num caso ou no outro, você precisará mostrar que está preparado para produzir resultados imediatos.

Uma mudança de carreira no meio da vida equivale a ingressar num país de Primeiro Mundo com um visto de entrada permanente sem ser casado com um nativo daquele país, sem ter uma oferta de emprego firme e sem ter propriedades no local. Algo muito difícil.

O grande requisito para o êxito nessa empreitada é que o profissional possa entrar no campo jogando, sem exigir investimentos especiais em treinamento e desenvolvimento. Ou seja, ele precisará exibir as mesmas qualificações das pessoas que já atuam na área.

Para alcançar este grau de empregabilidade numa nova atividade o profissional precisará de um grande esforço, possivelmente através de um novo curso superior ou de uma pós-graduação completa, de cursos de especialização, da aceitação de posições mais baixas para aprendizado e da demonstração de muito interesse e entusiasmo pelas novas atividades. Precisará se superar.

O mesmo tipo de desafios enfrentam os profissionais que estão parados há algum tempo e que precisam retomar suas carreiras, como é o caso de muita gente hoje em dia. Estes, também, precisam mostrar que, apesar do tempo, preservaram ou até aumentaram a sua capacidade de produzir e de contribuir.

Este nível de preparo definitivamente não nascerá da inércia, mas, ao contrário, será o resultado do mesmo tipo de esforço de quem pretende mudar de carreira. Ajudará, também, se estes profissionais frequentarem eventos de entidades de classe, fizessem trabalhos de voluntariado e acompanharem as tendências de pensamento empresarial e de gestão através da leitura de livros e artigos.

Para os que tiverem tempo disponível, esta também pode ser uma boa oportunidade para uma autoanálise de pontos fortes e fracos e para extrair lições de acontecimentos importantes nas suas carreiras. Dessa avaliação poderá emergir um indivíduo mais produtivo, como resultado de cursos específicos ou de um esforço para melhorar aspectos comportamentais.

Como prêmio, os melhor preparados serão os primeiros a serem chamados nas vagas que se abrem o tempo todo – sim, elas existem -, ou largarão na frente no momento em que a economia recuperar o seu vigor.

 

Um abraço a todos,

Paulo Murayama Rose Maciel

 

 

Qualidade, Inteligência e Experiência
Nossos compromissos com você